PENSAMENTOS DOS QUE JÁ PASSARAM PELA A ESCOLA
Os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola COHAB SECCHI andaram entrevistando alunos do passado. Veja o que chamou mais atenção deles:
Os professores eram mais exigentes com os alunos e quem não estudasse não “passava de ano”. Boa parte dos alunos usava uniforme escolar e ia a pé para a escola que não ficava longe da sua casa. Muitos relataram que o prédio da escola era de madeira, uma casa “normal” e em alguns casos “velha”.
As brincadeiras giravam eram cantigas de roda, pular elástico, cinco Maria, sapata para as meninas. Algumas jogavam vôlei. Os meninos jogavam futebol, brincavam de esconde-esconde, jogavam bolita e botão.
A alimentação básica era igual à de hoje em dia: arroz, feijão, saladas e frutas. O doce “negrinho” já existia.
Quanto à cidade todos concordaram que era mais calmo para se viver, sem assaltos e roubos. Havia muito campo e poucos prédios. Havia poucos desentendimentos entre professores e alunos e estes com outros colegas. Havia mais respeito.
Mas a cidade “grande” também trouxe vantagens: transporte coletivo, desenvolvimento econômico, “facilidades”. Foi salientado o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento da internet.